CancerdeMama-MulheresJovens2

Câncer de mama avança em jovens

Pesquisas científicas e avaliações independentes sobre o tema são destaques na imprensa e reforçam a importância do rastreio precoce

Muito se fala sobre o câncer de mama após os 40 anos. No entanto, pesquisadores e médicos estão alertando a população para uma mudança que vem ocorrendo: o diagnóstico da doença em mulheres jovens, abaixo dos 40 anos.

Em uma série de reportagens sobre o câncer de mama, o Jornal Nacional (TV Globo) trouxe uma matéria  https://globoplay.globo.com/v/12111303/ explicando que a incidência da doença vem crescendo em mulheres com menos de 35 anos, com o aumento dos diagnósticos de 2% (2020) para 5% (meados deste ano).

Matéria no Jornal Nacional. (Clique na Imagem para assistir)

O Instituto do Câncer de São Paulo também realizou uma pesquisa, que foi veiculada em alguns veículos, como o Jornal Hoje (TV Globo) https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/10/19/estudo-mostra-que-cancer-de-mama-esta-se-manifestando-em-mulheres-mais-jovens.ghtml analisando o perfil de 500 pacientes jovens, com menos de 40 anos, sendo que 68% já estavam com o tumor em estágio avançado quando foram diagnosticadas.

Já o Jornal da Record News (TV Record)

trouxe outros dados, estes do hospital A.C. Camargo Center, em que a confirmação da doença está em torno de 12% em pacientes com menos de 40 anos.

Outra matéria, publicada pelo site da Jovem Pan, https://jovempan.com.br/edicase/veja-quando-comecar-a-fazer-exames-para-identificar-o-cancer-de-mama.html traz ainda duas pesquisas científicas. Uma delas, publicada pela renomada revista Nature https://www.nature.com/articles/s41571-022-00672-8 , apontou nas últimas décadas que a incidência de câncer de início precoce, muitas vezes definido como cânceres diagnosticados em adultos com menos de 50 anos, como o de mama, aumentou em vários países.

Isso reforça o que avaliou outra pesquisa, chamada “A Representatividade Global de Câncer em Adolescentes e Adultos Jovens em 2019: Uma Análise Sistemática para o Estudo de Crescimento Mundial de Doenças de 2019”, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8716339/ 

veiculada no The Lancet. Houve 1,19 milhão de casos incidentes de câncer e 396 mil mortes devido a essa doença entre pessoas de 15 a 39 anos em todo o mundo em 2019.

Em todas as matérias, inclusive nesta, destacada pelo SBT News

https://www.sbtnews.com.br/noticia/sbt-brasil/261681-outubro-rosa-cancer-de-mama-e-o-que-mais-mata-mulheres-no-brasil, os médicos alertam para a importância do rastreio precoce. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances a paciente tem de ser curada.

Fale com nossa equipe

Você é paciente ou outro interessado?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato